FAQ / Perguntas














1. Quais os documentos necessários para requisitar contador de água?

  • Proprietário - escritura ou contrato promessa compra e venda ou sisa ou modelo l (antigo modelo 129) ou caderneta predial actualizada.
  • Inquilino - contrato de arrendamento ou declaração do senhorio acompanhado da cópia da caderneta predial e cópia do bilhete de identidade.
  • Condomínio - acta do condomínio, contribuinte da administração do condomínio e identificação do artigo da matriz do prédio.
  • Alteração de titular - além dos documentos acima mencionados, tem que nos indicar leitura actual do contador.
  • Comércio e Indústria - além dos documentos acima mencionados, tem que exibir certidão comercial.
  • Obras - adjudicação da obra, licença da obra e bilhete de identidade
Nota: O próprio tem que exibir o bilhete de identidade e número de contribuinte.


2. Quais as vias disponíveis para se requisitar contador de água?

As vias disponíveis são o Centro de Atendimento e via ctt, enviando, devidamente preenchido, o contrato de fornecimento de água.

[Pedido do contrato de fornecimento de água]

3. Como posso comunicar as minhas leituras?

Telefone nº 800216216 (chamada grátis - 24H)
Telefone nº 223773020 / 21 / 22 (dias úteis, das 08:30h às 16:30h)


4. O que é necessário para pedir a retirada do contador?

O pedido pode ser efectuado por fax, carta ou pelo próprio no nosso Centro de Atendimento.


5. Quais as formas de pagamento das facturas emitidas por Águas de Gaia, EM?

Através de pagamento por transferência bancária, multibanco, agentes EDP, CTT, agentes payshop, envio de cheque ou vale correio e Centro de Atendimento Águas de Gaia.


6. Qual a forma de pagamento após a data limite da factura?

Através de envio de cheque ou vale correio ou no Centro de Atendimento de Águas de Gaia, EM.


7. Qual a possibilidade de envio da factura para local diferente do local de consumo?

É possível enviar para qualquer ponto do Continente e Ilhas. Pode indicar o local de envio da factura através de carta dirigida à Empresa.


8. O que devo fazer quando tenho um consumo excessivo na minha factura?

Ligar para os nºs de telefone 22 377 30 20 / 21 / 22 (dias úteis, das 08:30h às 16:30h), ou dirigir-se ao Centro de Atendimento, indicar o contacto telefónico para posteriormente ser contactado por um colaborador de Águas de Gaia, EM, que irá verificar a leitura ou possível situação anómala.


9. Qual a possibilidade de o cliente pedir a interrupção de fornecimento de água?

É possível o pedido ser efectuado pelo titular do contrato através de fax (nº 223796369) ou no nosso Centro de Atendimento.


10. Qual a periodicidade das leituras efectuadas por AGEM?

A leitura é efectuada de dois em dois meses, pelos nossos funcionários.


11. Quando receber a factura do ramal água/saneamento, quais as formas para proceder ao seu pagamento?

O pagamento poderá ser efectuado por cheque ou vale correio. Se o cliente o desejar, o pagamento poderá ser efectuado em prestações. (Informe-se através do nº de telefone 223770856, que funciona nos dias úteis das 09:00h às 17:00h)